Estava voltando para Beagá. Pretendia passar um ou dois dias no Templo da Mãe, o Putêro da Ravena. Estava reconstruído após nosso incidente um ano e meio atrás. Mas algo aconteceu. Um medo primal, um instinto ativado por um sentido que julgava perdido após o Cataclisma.
Precisava voltar para a ...
...
Eu quero arriscar dizendo "igreja"...
Vou subindo o Corguinho, mesmo exposto. Mas nada ameaçador apareceu. O Destino deveria ter afastado os encontros aleatórios. Passo no meio da Fenda do Lundgren, e vejo algo que não consigo conceber.
No local de meu destino, havia uma esfera negra.... De um negrume que absorvia totalmente a luz. Era mais que opaca.... Não consigo sequer explicar. Era como se a própria realidade chegasse naquela região e "esquecesse" de preencher o campo.
Ao redor dela, uma caravana de carroças e retirantes ao redor de onde antes existia a ... Abadia? Porque a denominação do local me escapa da memória?
- Celso! Você veio! - O Pretor azul-metálico me percebe e se aproxima. - Você sempre foi tão distante de nós, não sabíamos se sentiria a Diáspora!
- O que aconteceu aqui?!? - Pergunto. Minhas memórias estavam vagas. Sempre fui um ser guiado pela lógica, então, estar cego, guiado por "instintos" e "sensações" era uma afronta a meu âmago.
- Esse é um Buraco Negro de categoria 9. - Fala o mutante golfinho. - Não só a luz, mas nem mesmo o tempo e a história podem fugir da sua atração gravitacional. Um dos nossos, um que não é mais.... Chamemos ele de "ex-alguém" estava sentindo o peso de nossa situação desde a calamidade, e decidiu acabar com tudo.
- Felizmente tínhamos a Cúpula do Blocão. - Fala o terceiro pretor, o felino. - Com nossa autoridade, acionamos e prendemos ele e o Buraco Negro no Banimento... Nada escapa da Cúpula a não ser que nós permitamos... Só que condenaríamos todo o mundo se o blocão cair. Creio que o poder de banimento permanente foi necessário.
- Nem para ser no McPhisto... - resmunga o quarto pretor. Celso nem se lembrava como aquele jovem com cabelinho gay chegara ao poder.
- Por isso que não lembro do... Mosteiro? Sei que tinha algum cunho religioso...
- A Palavra que definia nossa fortaleza, que nos definia, se apagou com o ex-alguém. - Fala Locker. Aliás, sinto que nosso número minguou grandemente. Talvez houveram vítimas que foram apagadas da existência e da nossa memória. E nem mesmo podemos sentir tristeza por elas.
- Só nos cabe.... - Fala o Gato, amarrando alguns entulhos em seu barco que iriam para uma nova obra. - ... A Mudança!
...
Eu sei que o Desgraça fez tráfico de Açúcar do Canavial de rola para adoçar o café que a Bruna usa para controlar seus servos em Beagá. Nunca imaginei que um outro vilão desse porte surgiria nas fileiras dos lamentáveis. Quem quer que fora o “ex-alguém”, um verdadeiro "ex-amigo", conseguiu nos ferir. A diáspora, o exílio dos nossos domínios, era uma humilhação que mal podíamos entender. As Piranhas, a Bruna, os franquitos e os Deuses pre-cataclísmicos não foram tão longe!
Avisos foram erguidos ao redor da esfera negra – chamada agora de “Ânus de Eshkara”, porque alguém viu “Thor Ragnarock” recentemente. Pensamos em policiar as cercanias, mas nosso contingente era mínguo agora. E mesmo desguarnecido, não concebíamos alguém vencendo as barreiras da Cúpula do Blocão... E mesmo se isso ocorresse, seria sugado à inexistência pelo ânus do Eshkara como o a ... <I>Mesquita</i> dos Lamentáveis? (Acho que começava com “B”...)
Eu ainda era senhor do Bosque dos Bolados, tinha meu refúgio. Mas vi a minha mata ser vilipendiada mais uma vez. Matéria prima para os barracões na beira da BR que os Lamentáveis foram obrigados a morar provisoriamente nas primeiras semanas. Mas a maior parte era para uma nova obra. Um lugar para nos reunirmos e “re-re-erguermo-nos”.
A falta do nome do prédio era um vazio em nossa identidade. Eu, que era um participante esporádico, sentia isso... Só imaginava a solidão que os que dependiam daquela comunidade deveria estar passando.
Enfim, os Senhores da ... “Sinagoga”? Bem, eles chamaram-me.... Não mais naquela complicada invocação. Algo mais formal... Mandaram o Findman com um cacho de bananas.
Bem, veremos como ficou a Nueba Casa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário