quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Duelos da Ficção (é meu pau na sua mão): Daemon Targaryen X Elric de Melniboné

 Bom dia meus colegas lamentáveis, hoje me veio essa relação dos dois personagens e gostaria de falar um pouco sobre isso, e como ainda sou moderador desse caraio achei que seria a plataforma ideal pra isso (diferente de alguns que perderam as eleições de mod em 2019 e ficam mendigando fazer postagem no blog dos outros sobre jogos e filmes que não entendeu).

O nerdeola médio que tem mais de 25 anos já viu meia dúzia de personagens nessa pegada, a vibe edgy emo sofredor cabeludo, mas tem pelo menos dois sujeitos que se destacam nessa gama de personagens que são o elfo emo bruxo (Elric de Melniboné) e o montador de dragão chorão (Daemon Targaryen).

 Daemon Targaryen

Elric, o personagem principal dos livros de Michael Moorcock, e Daemon, personagem do universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George RR Martin, são ambos personagens complexos e enigmáticos que possuem personalidades fortes (pra não chamar de outra coisa) e controversas. Embora os dois personagens venham de universos diferentes, há algumas semelhanças interessantes entre eles já que os dois estão no escopo de fantasia medieval.

Ambos Elric e Daemon são guerreiros poderosos e habilidosos com a espada. Daemon usa a Irmã Negra em combate, que no universo de gelo e fogo é uma das principais armas da realeza Targaryen (até o Georginho tocar o foda-se e falar que tem uma porrada de arma igual e tão foda quanto). Elric por outro lado usa a Portadora da Tempestade, que é uma espada consciente em faminta por morte. Se por um lado Elric enfrenta dilemas morais por carregar uma espada com tamanho poder e influencia, Daemon tem enfrentamentos éticos com um pouco mais de solidão nesses casos.

Elric de Melniboné

Além disso, ambos os personagens são dotados de habilidades “mágicas”. Elric é um bruxo com uma porrada de magiazinha safada que usa sacrifício, mas o Daemon tem algo magico mais palpável, o dragão Syrax (que no universo do Martin é o ápice do que é magico).

No entanto, há diferenças notáveis entre os dois personagens quando se trata da solitude ou solidão do homem fodão. Enquanto Elric é um personagem trágico e solitário, carregando o fardo de ser um estranho no próprio reino, Daemon é um personagem mais enigmático e carismático, se destacando como líder em inúmeros momentos da sua historia, com uma personalidade fascinante em contraste com seu irmão que é rei. O herdeiro de Melniboné é o suco do personagem isolado em sua culpa e transtornos concentrado em um avatar, que é a espada, enquanto Daemon é incomparavelmente mais  influente e tem uma rede de aliados e seguidores.

Elric de Melniboné


Em resumo, Elric e Daemon são personagens derivados de um tipo de escrita que reflete a complexa tarefa de se tornar um individuo pleno em uma sociedade que te priva, mas que por outro lado de privilegia. Dentre todos os personagens que os cercam, ambos tinham potencial desde o inicio, seja como lideres, monarcas ou guerreiros. Embora venham de mundos diferentes, eles compartilham semelhanças notáveis e são exemplos interessantes do conflito interno.

Gostaria de pontuar também que em algumas entrevistas o autor George RR Martin fala sobre a influencia que Moorcock teve em sua escrita, deixando claro que Daemon nada mais é do que um derivado do elfo edgy, garantindo então a vitória dessa competição a Elric. Leiam os livros do Moorcock, leiam também a HQ Elric – Trono de Rubi que saiu aqui no Brasil pela Mythos.

E vocês colegas? Alguma recomendação de personagem nessa forminha cretina?

- Abraço do The Loker

Nenhum comentário:

Postar um comentário