quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Duelos da Ficção (é meu pau na sua mão): Saruman, o Branco X Brynden Rivers, Corvo de Sangue

 

Bom dia meus colegas lamentáveis, por consequência do sucesso do ultimo post sobre o assunto (sucesso pessoal), vou mandar mais um essa semana de DUELOS DA FICÇÃO. E embora alguns menosprezem minha capacidade de interpretação de texto e escrita (apesar da pessoa em questão ser prolixa e fazer posts cansativos de assuntos que ninguém se importa), tentaria produzir algo interessante para os coleguitos.

Essa semana quero comparar dois grande baitolões rancorosos cheios de invejinha. Vamos de Saruman batendo de frente com Corvo de Sangue!


Embora ambos os personagens sejam conjuradores experientes em níveis diferentes e tenham habilidades que na ficção não necessariamente estão explicitas com palavras em latim para feitiços bestas que alguns babam no pau (abraço jogadores do HP Legado), há diferenças importantes em suas personalidades e motivações que vale a comparação.


Saruman

Saruman, criado por J.R.R. Tolkien, é um dos principais antagonistas da trilogia O Senhor dos Anéis, inclusive sempre importante lembrar-se de sua participação ainda mais importante no encerramento da trilogia, algo que nos filmes foi cortado. Na mitologia de Tolkien ele um dos Istari, um grupo de seres celestiais de nível mais baixo enviados para a Terra Média para ajudar a combater o mal que lá residia por causa das tirações do Morgoth/Melkor (que logo mais vai aparecer por aqui com certeza).

No entanto, ao longo do tempo, Saruman cai sob a influência de Sauron (na verdade alguns dizem que Saruman já tinha uma envergada para ambições além de sua missão, mas não quero perder a mão no foco desse post. Saruman é movido pelo desejo de poder e controle, e está disposto a usar qualquer meio para alcançar seus objetivos, mesmo que isso signifique trair aqueles que deveria proteger e mudar completamente sua missão.


Corvo de Três Olhos

Brynden Rivers, conhecido como Corvo de Sangue ou Corvo de Três Olhos (na serie de livros atual mais recente), é um personagem do universo de George R.R. Martin, que aparece na série As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele é um descendente da Casa Targaryen, que veio de uma leva de bastardos no período do rei Aegon IV.

Da leva de filhos de personagens da serie, ele está no pool de personagem com poderes de clarividência, e ao contrário de Saruman, Brynden Rivers parece estar do lado da justiça e proteção das pessoas, embora seus métodos possam ser vistos como questionáveis por alguns. Ele é movido por um senso de dever e sacrifício, e trabalha incansavelmente para combater as forças inimigas, desde o período da corte quando passava faca em irmãos rebeldes ou depois de virar um feiticeiro poderoso e usar todo tipo de recurso para cumprir sua missão.


Saruman das Muitas Cores

Saruman em alguns trechos dos livros e relatos é quase uma força da natureza, tendo o conhecimento acumulado de séculos e influencia sobre seus adversários e aliados com o uso de sua Voz, que no livro é tratado talvez como um de seus aparatos de poder mais perigosos. Corvo de Sangue é tratado como um tirano e estando quase onipresente em inúmeros momentos chave da historia.

Sócrates chamaria esses dois de arrogantes e dogmáticos. Saruman e Brynden Rivers são personagens que a todo o momento estão em conflito com o mundo por controle, não por desejos mesquinhos de poder absoluto para si ou por desejos pessoais, mas por plena certeza de que fariam melhor se tivessem a oportunidade, e no caminho perdendo o apego com o mundo. Controle absoluto e orgulho são respostas fáceis quando se obtém conhecimento demais.


Brynden Rivers


Leiam os livros O Cavaleiro dos Sete Reinos do Martin, é a parada menos chata dele e pega pedaços do personagem dessa postagem. No caso do Tolkien, veja os filmes, não leia os livros. Leia a wiki, muito melhor.

Cadê as recomendações ai meus chegados? Alguma dupla em particular para estar aqui?

- Abraço do The Loker!

Nenhum comentário:

Postar um comentário